CESTA DE COMPRAS ( 0 )
 


Santa Casa da Misericórdia de Canha
Home > Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados RNCCI

Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados RNCCI


A Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI) é constituída por um conjunto de instituições públicas e privadas, que prestam cuidados de saúde e de apoio social a pessoas em situação de dependência, tanto na sua casa como em instalações próprias.

A RNCCI resulta duma parceria entre os Ministérios do Trabalho e Solidariedade Social e da Saúde e vários prestadores de cuidados de Saúde e Apoio Social.

O que são os Cuidados Continuados Integrados (CCI)?

Um conjunto de intervenções de saúde e apoio social, resultante de avaliação interdisciplinar, com o objetivo de ajudar a pessoa a recuperar e/ou manter a sua autonomia e melhorar a funcionalidade, através de reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.

 Podem ser:

Cuidados continuados de convalescença

Cuidados continuados de média duração e reabilitação

Cuidados continuados de longa duração e manutenção (Tipologia da UCCI de Canha)

Cuidados paliativos

Cuidados continuados domiciliários

Cuidados continuados de ambulatório

 Como posso aderir?

 Dependendo da situação do utente, será efetuada a avaliação e respetiva proposta para a Equipa Coordenadora Local da área de residência:

Se estiver internado em Hospital do Serviço Nacional de Saúde, contacte o serviço onde está internado ou a Equipa de Gestão de Altas desse hospital (EGA);

 Se estiver em casa, num hospital privado ou noutras instituições ou estabelecimentos, contacte o médico, enfermeiro ou assistente social do Centro de Saúde da área onde o utente reside.

 É preciso pagar para ter acesso aos CCI?

 O internamento numa Unidade de Longa Duração e Manutenção implica pagamentos a serem efetuados pelo utente/família. O valor do pagamento será calculado pela Segurança Social de acordo com os rendimentos.

 O meu familiar pode ser admitido na RNCCI Na UCCI de Canha?

 A UCCI de Canha  tem uma Unidade de internamento de Longa Duração e Manutenção

 Pode, durante o processo, identificar a UCCI de Canha como Unidade preferencial. O seu familiar será admitido atendendo à ordem preferencial identificada, podendo ser admitido noutra Unidade. A decisão de colocação dos utentes é da responsabilidade da RNCCI.

 Que outras Unidades existem?

 Pode consultar as Unidades existentes na região de Lisboa e Vale do Tejo em www.arslvt.min-saude.pt