Deixe de Fumar! Liberte-se
15 Passos para Deixar de Fumar!
1Faça uma lista dos motivos que para si justificam a sua decisão de deixar de fumar. Pode ser porque pretende melhorar a sua saúde ou não vir a ter problemas no futuro; porque se preocupa em dar um bom exemplo aos seus filhos; para proteger a sua família e as outras pessoas.
2Identifique as situações em que habitualmente fuma, em que sente mais vontade de fumar e como poderá lidar com elas;
3Marque uma data para deixar de fumar: o dia “D”;
4 Espalhe a notícia de que vai parar de fumar, comprometa-se com a decisão e envolva os outros na sua decisão.
5Até ao dia “D”: Releia a sua lista de motivos para deixar de fumar;
Procure atrasar o primeiro cigarro da manhã; Vá eliminando cigarros ao longo do dia e aumentado o intervalo entre eles;
Não fume o cigarro até ao fim;
Altere hábitos, evite situações em que sente vontade de fumar;
Mude de marca de tabaco para outra que lhe agrade menos;
Não fume em público;
Antes de pegar num novo cigarro pense se precisa mesmo de o fumar.
6No dia “D”, páre mesmo de fumar. Retire todos os objetos relacionados com o consumo de tabaco de perto de si.
7Quando sentir uma forte vontade de fumar, respire profundamente, controle a respiração, aprenda a relaxar. Beba um copo de água. Pense que esse desejo dura apenas alguns minutos e que é capaz de resistir, porque à medida que o tempo passa esse desejo vai diminuir.
8Não pense que nunca mais fumará mas que hoje não vai fumar, mantenha pensamentos positivos e objetivos diários.
9Aumente o seu nível de atividade física. A atividade física, que pode ser uma simples caminhada, ajudá-lo-á a sentir-se com melhor disposição.
10Faça uma alimentação saudável. Parar de fumar pode aumentar o seu apetite nas primeiras semanas, compense essa tendência com uma alimentação equilibrada e fracionada ao longo do dia.
11Diminua a ingestão de café e álcool até se sentir mais liberto do desejo de fumar. Substitua por chá ou infusões sem açúcar.
12Evite estar junto de outras pessoas que fumem e peça aos seus amigos e colegas que não fumem perto de si.
13Evite os momentos “perigosos”, aqueles em que habitualmente fumava e utilize as suas estratégias para lidar com essas situações.
14Guarde num local visível o dinheiro que diariamente poupa por não comprar tabaco e utilize-o em algo que lhe dê prazer, você merece.
15 E se recair?
O processo de mudança inclui avanços e recuos. Quantas mais vezes tentar parar, mesmo que a seguir recaia, maior a probabilidade de conseguir abandonar definitivamente o tabaco.
Recair não significa que falhou, mas sim que tem de voltar a tentar, mas agora sabendo um pouco melhor como lidar com as dificuldades.
Aprenda com a experiência. Se recaiu, procure perceber porquê. Esse conhecimento é valioso para aumentar a probabilidade de ter sucesso na próxima